Futuro hipócrita da nação

Ontem assisti à um filme que me chamou atenção. Proibido Proibir é uma produção Brasileira do mesmo ano de Tropa de Elite.Talvez menos divulgado, mas com a mesma reflexão sobre o caos que nosso pais anda em termos de violência.
Uma coisa completamente banal. Infelizmente foi isso que nós, o sistema, o governo e tudo o mais fizemos com a violêcia. Ela está nos mínimos detalhes,tá na nossa moral, e muitas vezes até infliltrada na nossa conduta.
No longa, jovens universitários que levam sua vida, fazem suas festas, bebem sua cervejinha, fumam seu baseadinho de vez enquando. Enfim, universitários que reclamam da vida, e têm seus problemas como qualquer um.
Ao terem o passaporte assinado para a realidade da favela carioca, os 3 adolescentes protagonistas mudam sua visão. Querem fazer algo para ajudar. Dá para esquecer os nossos problemas, pequenos perto na realidade social do nosso país, no entanto, esquecer a morte fria é impossível.
Não é minha intenção contar o filme, e sim recomendar que assitam-no pois é muito bom. E, como Tropa de Elite, é meio sinistro. Essa foi uma atividade promovida pela disciplina de ética. Logo, deparei-me com uma roda de discussão. A conclusão de todos:"é inútil tentar fazer alguma coisa, somos tão pequenos que não conseguiremos arrumar o caos".
Admito que meu pensamento foi comum ao de todos, ousei comentar que "éramos hipócritas em sentarmos numa sala de aula com ar-condicionado, de uma universidade paga,para dali concluir que não há mais nada a ser feito".
Após esse pensamento, percebi o quanto eu fui hipócrita, ou melhor, o quanto a minha idéia é hipócrita.É desempolgante olhar filmes que mais do que carinhas bonitas, mostrem uma realidade que mesmo fugindo do nosso meio social é a do nosso país. Porém, não se podem deixar que isso nos desanime.
A curto prazo não acredito em mudança. Porém, "somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião... NÓS SOMOS O FUTURO DA NAÇÃO". Pombas! Ficar parado é que não dá. Ainda não sei o que fazer, mas convido a iniciarmos uma reflexão. É demagogia demais somente limpar a pipoca do chão e levantar do sofá reclamando "que país é esse?"!!!

1 comentários:

Marina Schuch disse...

E ai mulher!!
Ainda não assisti esse filme, mas já estava com vontade de assistir, agora mais ainda ;)
Nossa, é muito complicado tentar encontrar soluções para o Brasil, em uma discução 5ª passada na cadeira de Fundamentos da realidade brasileira, pq essa quinta eu não fui na aula... hehehe! Estavamos falando de política neoliberal, nossa muito complicado, a desigualdade social é praticamente uma base para essa política, porém em muitos países deu certo, pq ao menos eles cuidam dessa pequena parcela da população menos favorecida, utilizando principalmente dos impostos. Mas aqui não, esta aumentando cada vez mais a desigualdade, eles estão cada vez mais ficando ricos e desviando fundos, é uma bomba pronta pra estourar.
Reforma política é a solução que vejo, mudar leis que sustentam o funcionalismo público e principalmente desbancar os esquemas...
Meu comente foi quase um post... hehehhe
Beijão prima e fica registrado minha indignação tbm!
atualizei meu blog ;)