Gabriela Schuch por ela mesma

http://fiztv.uol.com.br/f/concurso/tm/16179/0
-SÓ VALE UM VOTO POR PC..MAS TODOS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES!-

No mais:
Eis a autobiografia que me rendeu uma vaga de estágio:


Vinte e quatro de outubro de 1989. Para boa parte da população brasileira um dia de conquista. O então presidente da república José Sarney assinou a lei que assegura apoio às pessoas portadoras de deficiências físicas.
Para Luis Carlos e Rosângela, residentes na região metropolitana de Porto Alegre, a conquista foi outra. A vida desse casal, o qual eu me orgulho ao chamar de pais, nunca mais foi a mesma. Sou Gabriela Schuch, nascida aos vinte primeiros minutos de 24 de outubro de 1989 na cidade São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.
Nós, que fazemos jornalismo, somos treinados a escrever sobre algo, ou sobre outro alguém. Ironicamente me sinto acuada frente a tarefa de falar de mim. Posso citar os livros que li, os filmes que assisti, as músicas que gosto de ouvir, os esportes que já pratiquei. Posso contar o meu estilo de vestir, os lugares que já morei, escolas onde estudei.
Ainda que dezoito anos sejam considerados pouco, acredito que ficaria um bom tempo descrevendo experiências. Porém, é provável que tais fatos tenham grau de relevância somente a mim. Sou, assim como todo mundo, o que ninguém consegue ver. Muito além de tudo que foi feito durante os anos que se viveu.
Decidi então, falar sobre a parte da minha vida que me trouxe até aqui: na busca por um estágio em jornalismo. Até a metade do meu ensino médio, me guiei pela vontade da família. O sonho dos meus avós era que eu seguisse alguma profissão que lhes enxessem a boca na hora de falar.
Sou de uma família de engenheiros. Porém, minhas habilidades na escola sempre mostraram que esse não seria um bom rumo para se seguir. Resolvi, que para enxer a boca da família, seria advogada.
Um dia qualquer no auge dos meus 15 anos vi um pronunciamento de um assessor de imprensa. E foi aí que eu pensei em quão legal seria “aquilo”. Pela primeira vez cogitei fugir para o ramo das comunicações. Fiquei em cima do muro a respeito de qual curso seguir. Foi então que passei no vestibular para Relações Públicas.
Ainda no primeiro semestre tive contato com o jornalismo online. Dei inicio a um projeto de um site que precisava de um espaço adolescente. Lá descobri que minha paixão ia além de organizar as estratégias comunicacionais. A cada dia que se passava, ficava mais encantada pela arte de escrever.
Meu segundo semestre universitário já foi na área do jornalismo. Na empresa responsável pela coluna a qual escrevo até hoje, consegui um estágio. E lá tive a oportunidade de crescer durante o meu contrato. Descobri que assessor não é só release e que multimeio não é só texto.
Divido assim minha vida (e o que escrevo sobre ela) em duas: antes e depois do jornalismo. Antes, a certeza de que o que eu queria era algo relacionado com ciências humanas. Depois, a dúvida se tornou minha companheira na busca de mais. Afinal de contas é através dela que somos treinados para nosso oficio de informar.

16 comentários:

Jubis disse...

Oi gabi achei o teu blog! Muito bom mesmo, adorei o texto. Tem futuro em menina. Beijos e boa sorte com o blog.

Rafaela Kley disse...

Adorei o texto, acho que minha vida também se resume em antes e depois do Jornalismo!

Beijos

Marcella Castro disse...

Muito bom o texto! é tão difícil falarmos sobre nós e você encontrou boas palavras para se descrever! Gostei mesmo!
Beijos gabi!

Tassi disse...

WoW! ótima biografia! =]
Às vezes quando falamos de nós mesmos o enredo não ajuda, mas em suma; faz muito bem e pode nos beneficiar em muitos campos. Muita coisa pra pouco espaço, ou vice-versa, não importa: sabendo colocar as palavras certas na medida certa dos fatos certos pro destino certo, tudo se encaminha bem ;*

Adorei!

beijos Gabi

Yaas disse...

realmente mereceu a vaga no concurso :)

Achei ótimo. E achei muito linda a paixão que você tem pelo jornalismo, por que eu acho que é isso que faz com que as pessoas sejam boas no que fazem... a paixão.
Amei.
Parabéns.
Beijos.

Liz / Falando de tudo! disse...

um texto muito bom mesmo, expontaneo e interessante, você mereceu mesmo!

Leandro Luz disse...

Nossa Gabi, maravilhoso teu texto !!!!

Adorei pra caramba !!!

Voltarei muitas vezes aqui !!

Beijos

Liz / Falando de tudo! disse...

ei, fui tentar votar, mas qual é o clip que eu voto? e como votar?

Paulo Victor disse...

jornalismo realmente apaixona.
mas enfim, é isso.
bela vida essa a sua!

Fabi disse...

não é a toa que ganhou a vaga, excelente o texto

Marina Schuch disse...

Linda ela!!!
Adorei...
Achei que se resumia em antes e depois de `conhecer` a tua prima!!!
hauhauahauhaua

Beijosss
Na verdade a faculdade transforma a gente...

Maria disse...

Eu tb contratava vc, Gabi =D

Texto muuuuito bom! Tá na profissão certa.

Abraço

Pelos caminhos da vida. disse...

Tirei a tarde hoje para fazer novas visitas, conhecer novos blogs e quem sabe fazer novos amigos,cheguei até o seu.
Muito bom seu blog.

beijooo.

Mariana Dandara * disse...

Adoro a forma como você escreve.
E sobre o Jornalismo, uma das faculdades que irei fazer se Deus quiser!

;*

Alessandra Castro disse...

Ahhh taí uma coisa interessante, nunca tinha pensando em falar assim, tão direto sobre a minha pessoa. Má gostei do seu texto, deu p/ te conhecer um poqui mais. ;)

E jornalismo rulez.

Egon disse...

Indico um blog de um grande amigo: http://juarez-blogdojuarez.blogspot.com/