Culpa da professora


Lembro do meu primeiro contato com o Machado. Eu estava no final do ensino fundamental, e a prova final de língua portuguesa era sobre ele. Que me desculpem aqueles que desde sempre se ligaram em literatura. Eu, na oitava série tava bem mais preocupada com outras coisas.

Tínhamos que ler 4 contos. Não lembro quais. Mas lembro que li “A Cartomante”. Não fazia parte da lista, e ironicamente foi o que eu gostei. Do resto? Odiei cada linha.

A partir daquele dia eu decidi que Machado de Assis não iria fazer parte da minha vida escolar. E assim foi. Durante o ensino médio li somente os resumos a respeito do que me era pedido sobre o autor.

E a culpa? Não era minha. Era da minha professora que mandou que fosse lido um livro inadequado para a minha idade.

Um certo tempo se passou. E agora nessas férias decidi ler obras clássicas que eu ainda não tinha feito. Me foi sugerido Contos escolhidos – Machado de Assis. Relutei é verdade, porém, após começar a ler é que eu percebi a grandiosidade da obra. O cara é mestre.

E eu continuo achando que a culpa por eu o ter ignorado é da minha professora da oitava série. Todos nós sabemos que determinados autores são necessários para aprendizado na escola. Porém, será que estamos preparados para lê-los quando nos são impostos?

Surgi então uma pergunta: Será que o desinteresse de muitos pela leitura não vem em partes da instrução errada do que os mesmos devem ler? Até os livros têm um tempo certo.

5 comentários:

Raquel disse...

Bem, menine.. tu sabes que eu não sou humana.
na 6ª série eu estala lendo "Senhora"... sob protestos da professora.

Mas vamos ao post, mesmo que eu o analise por uma ótica andróide hahahaha
Concordo contigo. Embora eu ache muito cômodo da parte dos leitores-de-tititi (não é teu caso, tu sabes) jogar a culpa nos professores e suas leituras obrigatórias.
Obviamente que o despreparo dos alunos é desmérito dos professores também. O fato é que o ser humano tem que aprender a caminhar com as próprias pernas e não precisar de estímulos alheios. Seja quanto à literatura, seja em outros aspectos.

TAmbayn sinto sooa falta, bee. /choray.

:*

Juliana.... disse...

"(...)Eu, na oitava série tava bem mais preocupada com outras coisas."

Hahahahahaahaha leia-se: GAROTOS!

Mas sobre o texto. Concordo contigo e posso fala, eu só comecei a gosta mesmo de lê quando tinha lá meus 16 anos. Esses livros são ótimos, mas quando nós já temos cabeça para entender o que se passa. Antes disso só queremos matar o coitado do autor. Já que achamos que ele está falando de E.T's. E temos algo mais “importante” para se preocupa.

E o problema maior aqui no RS é que a UFRGS usa esse tipo de livro como leitura obrigatória, sendo que nós prestamos vestibular com 17, 18 anos. Ai já viu, os professores tocam isso, como se fosse a coisa mais importante do mundo, nós obrigando odiar tudo que diz respeito.

Beijos!

Paulo Victor disse...

é verdade sim.
//
talvez por isso não me
interesse pelo enigma de capitu
tanto quanto eu deveria me interessar.
sempre achei uma chatisse.
mas por isso: por ler algo que me foi imposto..
ahh se alguém tivesse me obrigado
a ler gibis da mÔnica
quando pequeno..
;]

Anônimo disse...

É, a leitura anda em ponto de discussão por ora.

Eu não posso falar muito neste termo colocado porque sempre amei ler, desde pequena. Paixão hereditária. Qualquer tipo de leitura me entretêm. Porém, há algumas coisas que não gosto. [sabia que ía dizer isso hahaha]

Leitura, leitura, leitura... às vezes me fascina, às vezes me aborrece. Vai entender... rs


beijokas Gabi

Anônimo disse...

Concordo com vc e o resto do mundo! Machado é foda!