Geração coca-cola

“Depois de vinte anos na escola
não é difícil aprender,
todas as manhas do seu jogo sujo.
Não é assim que tem que ser?”

Todos (ou quase todos) concordam que a política atual está uma porcaria. Podre. Já disse isso aqui outras vezes e creio que demorarei muito pra retificar-me. Quem me conhece pessoalmente ou talvez até mesmo virtualmente sabe que eu me envolvo e não é de agora na militância estudantil.

Por uma questão ética em relação aos meus princípios, não tenho partido político. Tenho ideais que julgo serem os melhores para que o mundo tome um pouquinho que seja de jeito.

O que vem me chamando atenção, no entanto, é o processo de reestruturação de pensamento que está fazendo com que o povo clame por mudanças.

Vamos desconsiderar o fato de que a América Latina está sendo controlada por esquerdista. Isso ta manjado e é velho. Vamos falar de coisa mais próxima.

De forma Global tivemos há menos de um mês uma vitória histórica. Barack Obama. E não é só pela cor da pele. O cara é uma contradição histórica tremenda! Nessa história aí, o que mais de deixou de certa forma contente foi ver os jovens ir para as urnas (lembrando que lá não é obrigatório). É o futuro clamando por mudança! E não uma mudança utópica. Uma mudança real.

Eu, porém, particularmente acredito que antes de falarmos em global devemos olhar pra o nosso umbigo. E esse momento se deu para mim durante os últimos três dias quando ocorreram as votações do DCE da minha universidade.

Como militante estudantil do Diretório Acadêmico da Comunicação represento um grupo heterogêneo de alunos. E em respeito a eles não me posicionei em momento algum das eleições (como não estou me posicionando agora, me reservo apenas a noticiar).

Eis que hoje pela manhã descubro que a chapa opositora ganhou. Isso reforçou minha necessidade de explanar o sentimento que tenho de vontade de mudança por parte da grande massa.

Eu quero fazer diferente. Não quero ser mais uma jornalista hipócrita dessa que dá de penca em qualquer moita (como todo o respeito, sei que existe muito profissional sério na área). Me anima saber que o povo ta começando, de uma forma ou de outra, a exercer seu direito em prol da mudança.

Pode não ser exatamente o que eu espero, mas certamente é um grande passo.

Mas é preciso...

"(..)é um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
(..)é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força,
é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha,
é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre

Quis fazer um texto para meu time.
Não consigo me lembrar nada mais perfeito que essa música.

Pq nós também sabemos ter raça e por isso ganhamos o primeiro
jogo fora de casa e com um jogador a menos.
E pq nós temos sonho sempre...

E assim vamos disputar em casa. Como gana, manha, graça...
Mas acima de tudo com Força e Raça.

"muito mais que um vício..."

O dia em que descori que te amo

Não estava ensolarado. Tampouco era dia. Não foi ao final de um abraço ou após ter recebido flores. Eu já havia percebido o quão bom era teu beijo, o quão confortante era teu carinho.

Já tinha me dado conta que meu coração pulsava rápido ao receber um telefonema, e que minhas pernas tremiam perto de ti. Sabia que ficar nervosa perante o fato de te ver era inevitável.

E foi no dia em que tu não estavas perto de mim. No dia em que eu não podia gritar ao mundo que tu eras meu e te beijar até que o sol voltasse à cena.

No dia em que tudo deveria ser extremamente divertido, foi sem-graça. A noite tinha tudo pra ser colorida. Luz, música, amigos. No entanto foi escura. A partir do momento que tu não estavas ali pra me tirar pra dançar que eu percebi que mais do que necessário, teu abrigo já fazia parte de mim e que não importa onde estivesse ou o que fizesse. Sem ti, não faria sentido.

Cada beijo demorado, cada abraço, carinho, torpedo, quindim. Cada vontade de fugir comigo expressa no teu sorriso, cada flor trazida e cada colocada em meu cabelo. O teu amor superou a intensidade, e essa veio a superar o tempo.

E foi então que implorei com todas as minhas forças que o dia voltasse e que com ele tu voltasse sorrindo pra mim. Foi então que eu havia caído lentamente da rede a qual fugia. A partir dessa noite, os dias passaram a ter mais sentindo, pois foi quando fiz a minha descoberta.

Descobri que te amo.

(escrito em outubro de 2008, e feito em homenagem ao meu namorado. que me conquistou de forma lenta, que me trouxe um colorido novo e que me mostrou que amar pode sim valer a pena)

Signo na versão gaudéria

QUE INTERESSANTE ESTE SIGNO, NA VERSÃO DE UM PSIQUIATRA GAÚCHO

Áries : Bicho mais fogueteiro e metido não tem. Ele atropela todo mundo que nem bagual solto em feira de porcelana.
Tem a mania de ser sempre o primeiro. E é... O primeiro louco!

Lema:
'Não tenho tudo que amo... Mas vou conseguir já, já'

-------------------------------------------------------

Touro : Esse quer ser o maior dos latifundiários. Quer ser o dono dos rebanhos, da estância e das plantações.
Se bobear, invade o planeta inteiro. Mas tem desculpa: é ele quem dá o churrasco, faz as trovas, declama e toca a gaita. Êta, índio animal.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas é uma questão de tempo e paciência'


-------------------------------------------------------

Gêmeos : O vivente só quer assuntá. Sabe de tudo, e sabe conta causo que é uma beleza. Não esquenta banco e parece que tem bicho carpinteiro.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas também nada que me ama me tem'

-------------------------------------------------------

Câncer : Esse é chorão que é um inferno.. Tem uma memória do cão, se lembra tintim por tintim quem ganhou cada Califórnia e cada Gre-Nal, e sabe de cor tudo o que tu disse pra ele naquele 4 de maio de 1984.
Mas é o dono da posada e o que te prepara o putchero nas noites de minuano. É dos piores.

Lema:

'Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho'


-------------------------------------------------------

Leão : Foi por causa desse que inventaram o tal de complexo de
Superioridade.. Bicho mais convencido, não há.. É o primeiro prêmio em interpretação nos festivais, arrasa na chula, é a mais bela prenda e o rei do gado. Exige respeito e não consegue ficar na mesma sala com uma TV ligada, pois não admite concorrência. Vai sê o chefe da ala dos Napoleão lá no São Pedro.

Lema:
'Tudo que tenho me ama'
-------------------------------------------------------

Virgem: Virge! Cruzes! Esse é roxo por limpeza. Tu acaba de assá um churrasco e ele já tá lavando os espetos. Tem cuia própria pro mate, porque é mais higiênico, e tá sempre de vassoura na mão. Parece normal, mas é dos mais maníacos.

Lema:
'Não tenho tudo que examino, mas examino tudo que tenho'


-------------------------------------------------------

Libra : É danado de namorador. Só quer pezinho pra cá e pezinho prá lá. Não faz outra cosa. Também adora se metê em política, mas só fica olhando, em cima do muro, enquanto a indiada dá um duro aqui embaixo. Metido a aristocrata, come churrasco com garfo e faca e usa guardanapo. Nem sei se não usa cuecão de florzinha por baixo das bombacha, mas pode ir tirando o cavalinho da chuva, porque é só frescura. Ele não é veado.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas vou ficar conhecendo no sábado à noite'
-------------------------------------------------------

Escorpião : O loco dos loco. Pra puxá o facão não faz cerimônia. Mas, depois de todo o estardalhaço, fica com uma cara de culpado e arrependido, que irrita até a mãe dele. Não perde a mania de mexer nos trauma... dos outros. O velho Freud, que também não era dos mais normal, tinha o tal de ascendente em Escorpião. Esse nem com banda...

Lema:
'Não possuo tudo que amo, mas amo tudo que possuo. E cuido de perto' ***

-------------------------------------------------------

Sagitário : O índio aqui acha que é o verdadeiro centauro dos pampas, citado várias vezes pelos nossos historiadores. Se perdeu do seu bando e não sabe se foi perto de Vacaria ou de Pelotas, de tão loco..
Se alguém quiser se comunicar com ele, este é o e-mail:

Lema: 'Não tenho tudo que amo, mas não me importo com isso'.

-------------------------------------------------------

Capricórnio : Esse é o introvertido.. Metido a tímido, mas foi ele quem descobriu o complexo de inferioridade.
Não quer incomodar, e pra fazê ele entrá no rancho ou se chegá pra roda de chimarrão é um custo. Não se acha nada, sonha com ele no futuro, que é quando ele acha que vai existir. Outro que só internando.

Lema:
'Tenho tudo que amo, e trabalho para ter mais ainda'
-------------------------------------------------------
Aquário : Ele qué mudá o mundo. Não muda nem as tela dos galinheiro e as lâmpada queimada. Adora uma revolução, um protesto ou deixá o povaréu de cabelo em pé. No fundo o que ele quer é aparecer.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas estou pouco me lixando para posses'
-------------------------------------------------------

Peixes : Já esse, o que quer é desaparecer. Vive com a cabeça nas
nuvens, viajando... Diz que conversa com o Boitatá, já viu o Negrinho do Pastoreio, e recebe o Sepé Tiaraju. Mas o que tem de doido tem de bonzinho. É só não contrariar.

Lemas:
'Eu acredito em gnomos, fadas, coelhinho, papai noel e assemelhados..'
'Não me siga. Também não me lembro para onde estava indo'




***EU ^^

Eu acredito no jornalismo


O mundo de hoje tá podre. E é por culpa das pessoas. As pessoas emporcalham, a mídia enaltece, as pessoas gostam e seguem emporcalhando.

Estou concluindo nas próximas semanas o 4º semestre do curso de Jornalismo. Isso significa que estou ingressando na segunda metade [e consequentemente última] daquilo que eu quero pra mim.

Terei que trabalhar muito. Não tenho medo disso. Mas confesso que a porquisse em que estou me metendo assusta. Não sei o quanto serei capaz de limpar o espaço.

Ontem no trem eu e meu namorado discutíamos a respeito disso. Aquele momento em que a política é podre, o futebol é uma merda e a profissão escolhida não dá tanto futuro assim. E eis que ele me disse (talvez na intenção única de me animar):

"Mas quem sabe tu não monta uma nova linha de noticiar e inova, faz diferente."


Como sempre pensando que a maioria dos adolescentes que ingressam em tal curso QUEREM MUDAR O MUNDO E FAZER DIFERENTE, e não conseguem acabei respondende impensavelmente.

"Só se for pra acabar morta em algum beco de Porto Alegre"

Daí me dei conta do meu pessimismo. Refleti muito e cheguei a conclusão que todas as profissões tem altos e baixos. A minha não podia ser diferente. Minha primeira barreira foi quebrada quando em meio a uma família altamente nerd e cheia de gente envolvida com cálculos. E eu fazendo comunicação.

Mas eu não vim até aqui pra desistir agora...

Pesquisando sobre o caso Eloá e sensacionalismo para um trabalho da cadeira de ética me deparei com um blog. Devidamente creditado irei publicar um texto que me chamou atenção.

PS.: Independentemente do que você faça, seja ético. Eu já vi TEXTO MEU publicado sem devidos créditos. Isso até crime é sabia!?


"Eu jamais tive uma visão romântica do jornalismo e muito menos dura demais da realidade. Conheço desde o inicio, os problemas com a justiça, os órgãos de imprensa de diversas ideologias e as desventuras salariais de quem está no mercado. Claro que consigo sonhar, mas tenho os pés no chão e acredito que o jornalismo ainda é a melhor profissão do mundo. Jornalismo é exposição de um contexto social, nunca irá por a verdade "nua e crua", e sim moldada de acordo com o "gatekeeper" ou de quem paga o seu salário. Mesmo assim, me encanta a profissão de repórter como nenhuma outra, é tão instigante mostrar a alguns, a importância dos outros. É mostrar a um alemão, que uma criança morta na África pode ter relação direta com o governo que ele escolheu e fazê-lo pensar.


Quando chegarei a perfeição que quero e dos muitos outros que admiro? Não sei, e me pergunto diariamente o dia que isso irá acontecer. Entretanto, eu me permito abaixar a cabeça para as críticas sobre os erros gramaticais e os textos incoerentes, pois sou consciente de que jornalista não dialoga sozinho. Ele precisa do público, e é ele quem o sabe julgar muito bem. È por isso que me transformei numa blogueira, e expor o que escrevo me anima, já que a resposta é imediata e através da web qualquer um pode ler e criticar. Assim, me sinto mais próxima da realidade tão sonhada, em ter meu trabalho respeitado e útil para a sociedade. Pois, o jornalista deve pensar primeiro em ser prestar um bom serviço aos outros, e depois provocar o debate a cerca daquilo que realmente incomoda, ao menos, a maioria da população que acompanha um noticiário."

"Hoje,


o INTERNACIONAL se prepara paa uma disputa pela vaga para a Libertadores podendo perder pr até um gol de diferença para chegar à disputa.

Caso isso aconteça e o Inter conquiste a copa Sul-Americana, trará um título inédito para o país. Além disso, será o ÚNICO time brasileiro a conquistar TODOS OS TÍTULOS internacionais ao alcance dos times brasileiros."

Ps.: Isso saiu no jornal da manhã. Não são palavras de uma colorada fanática. Somente estão sendo reportadas por ela!


A diferença está na abordagem.

Aqui onde eu trabalho não consigo postar com fotos.

Sempre quis dar um jeito de postar sobre a diferente forma de abordagem dos jornais.

Nunca consegui um bom exemplo.

Hoje achei..
Ambas as notícias falam da vitória do Grêmio ontem em cima do Coritiba por 2a 1. Esse resultado o mantém na segunda posição com chances.

Contextualização feita vamos à chamada:

Jornal Diário Gaúcho: SEGUE O BAFO NA NUCA

Jornal Zero Hora: NO RECALÇO DO SÃO PAULO

Sentiu alguma diferença?


A título de curiosidade para aqueles que não são daqui do sul: Ambos os jornais são do mesmo grupo.

Votos

Não é uma questão de tempo que se faz pronto ou não para um casamento. É o amadurecimento. É conseguir dormir com uma pessoa e acordar com uma cara amassada e com bafo e ainda pensar: “Caramba, que coisa mais amada”.

Quem pensa que só de amor se vive um casal, se engana. É preciso respeito, carinho, cumplicidade. E obviamente tudo isso deve ser cozinhado no fogo da paixão que não pode se apagar jamais.

Devem se completar, porém nunca deixando de entender que diferenças existem. E que se estão casados é por livre e espontânea vontade. Ou seja, não são presos.

Por isso é preciso a promessa de que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

É preciso se permitir deixa conhecer todos os dias. E ser sempre o mesmo de antes de qualquer voto feito.

É preciso tais promessas. Mas tais juras não tem nenhum sentido se a maior de todas não for a de fazer a pessoa que está ao seu lado feliz e de ser feliz com ela. Até o fim, mesmo que o mesmo não seja o dia da morte.

*Em homenagem á minha amiga Marilia Cancelli. A mais nova casada. Da fui madrinha. E quem me pediu que redigisse seus votos.

Temporada de posts e comentários baixa. É, eu sei. Mas é que como acontece uma vez por semestre, estou entrando em época de provas. Tenho mil coisas pra escrer aqui e não consigo tempo... Desculpem-me!

A flor da minha pele


Sou uma pessoa a flor da pele. Inegavelmente. Sem a mínima chance de esconder. O que me comove me arranca o choro, o que irrita me gera ignorância (do sentindo ignorar). Não sei disfarçar, se ta doce eu sorrio, e se é amargo enrrugarei a testa. Se te amo, grito para o mundo. Se te odeio, de ti sinto pena. E assim levo, me atiro, acabo caindo. Mas não tem como ser de outro jeito. Só sei ser assim: à flor da pele.




Ana (e) Paula

Ana e Paula se completavam até no nome que parecia um só. Assim como elas tamanho as semelhanças.

Um dia Paula sentiu um medo tremendo de perder seu amor para Ana que não sabia de nada. Decidiu agir sem medir as conseqüências e acabou perdendo Ana.

Ana nunca mais conseguiu ver Paula como seu complemento. Paula nunca mais conseguiu agregar-se na vida de Ana.

Muitos anos se passaram desde que Paula partiu. E agora estava de volta. Ao ver Ana do outro lado da rua pensou que tudo poderia ter ficado no passado de adolescentes inconseqüentes.

Mas não passou. Para Ana, tudo poderia ser feito menos um ato daqueles. Era inveja? Infundada! Foi pecado. Foi mortal. Matou a amizade. Por muito tempo Paula e seus atos incomodaram Ana. Até que ela foi embora e sua alma aliviou-se.

Paula sabia que não era nada digno o que tinha feito. Preferiu esconder num sorriso e num abraço. Nunca mais tiveram o mesmo efeito.

Quando avistou Ana decidiu ver a amiga mais de perto. Mas sua alma estava corrompida e intimamente queria saber se ela estava bem. E como estava. Tão bem que passou reto e nem olhou para trás.

Paula nunca saberá se Ana a viu naquela tarde de sol. Nunca saberá se Ana ainda se lembra dela. Sua única certeza é que o tempo e sua alma a fizeram vazia. E agora não dá mais pra esconder como na juventude.

Carta de um animal


Ontem fazia um calor insuportável na capital gaúcha. Eu precisava urgentemente de um refrigerante gelado. (estou bem mais coordenada desde a saga do cartão). Foi então que passando por um pet shop vi um texto que me chamou MUITA atenção. Lembrei da Pérola (minha cadelinha que está a ilustrar esse post) e agradeci por ter encontrado-a.


FUI CRIADO PELO MESMO DEUS QUE CRIOU VOCÊ

Sinto frio, fome, sede, medo, dor, assim como você.
Por favor, não me use para se divertir, não me exponha ao ridículo, não me humilhe, não me maltrate e nem abuse de mim.
Só o que quero é sua amizade e carinho.
Não peço que goste de mim, mas somente que me respeite.
Olhe nos meus olhos e depois olhe nos seus e verá como somos parecidos.
No meu olhar você pode ver doçura, alegria, tristeza, desespero, amor ou sofrimento, e isso também posso ver no seu olhar!
Por capricho do nosso criador, não posso falar e nem me defender da brutalidade e crueldade dos seus semelhantes, mas se eu pudesse falar agora, diria a todos que eu também mereço viver e sou digno de respeito, assim como vocês...
Com carinho,
Um animal.

E se fosse o oposto?

eu queria só ver se a situação fosse inversa.
SE ELES NÃO TIVESSEM SIDO ELIMINADOS POR NÓS NA FASE INICIAL DO CAMPEONATO.

Campeonato esse que NUNCA, NENHUM TIME BRASILEIRO chegou tão perto de ter.
Capeonato esse que garante vaga na RECOPA. Nivelando-se assim com o campeão da Copa Libertadores.

Queria realmente ver se eles tivessem no nosso lugar lembrariam que foi o time reserva do Boca (e não me levem a mal, mas o Riquelme que tanto falavam eu assisti jogar).

Mas tudo bem,
Nada me abala.
Eu pelo menos vou encerrar o ano com algum título.
(antes que digam que estou contando com o ovo no c* da galinha lembro-lhes de Copa Dubai e de Campeonato Gaúcho)...

Falando em campeonato gaúcho, acho mesmo que o Grêmio desmerece a Sulamericana pq gosta é de GAUCHÃO.

(Gauchão este que olha só que coisa, ganhamos também, POR 8 A 1 do time que os eliminou anteriormente).

Linhas


(...)E ela se desespera profundamente perante possibilidade de perdê-lo para forças que fogem do seu controle.Esquece-se de que o magnetismo que os une e chora infindávelmente. Lamenta que haja diferenças. Sente medo. É humana antes de qualquer coisa. E ama. Mais do que pensava amar. Amedontrada ela chora.
Digere pedras de nervosa e segue chorando. Pensa que talvez ele queira fugir. E ela ficaria ali. Mas como? Mesmo que fosse embora sua alma ficaria entrelaçada com ele. Sem a mínima chance de soltar.

E ele não mede as palavras ao perguntar "vai desisitir?". O mundo dela para por alguns instantes que parecem horas. Aquilo é impossível. Não há quem possa provar que eles não são um só. Dois corpos é apenas um descuido da natureza.

Ele não vai abandona-la. Ele não se importa com nada que não seja ela. Seu mundo volta a andar para provar o quão forte é o que eles sentem.

Por fim tudo passa. Seu lugar é ali assistido o sorriso dele a respeito das preocupações infundadas de sua cabeça. Se rende mais uma vez aos seus braços e tem a certeza absoluta (e única) de que desistir dele seria o mesmo que desistir de si própria.

Por trás do caso Eloá

Tá, sei que estou extremamente atrasada, mas preciso mesmo pincelar uma rápida reflexão que está comigo desde todo o ocorrido lá em Santo André.

Nayara falou ao Fantástico e trouxe de volta meu questionamento.

Quando questionada a respeito do "pq ter voltado após ser libertada"

Ela responde sem fraquejar que fez isso por impulso quando viu a arma apontada para a cabeça de sua amiga...

Isso me levou a pensar, por quem eu voltaria para o cativeiro. E MAIS. Será que essas pessoas voltariam por mim?

Quem faria isso?